Blog

Concurso Polícia Civil de Tocantins

Image Description
admin 2 anos, 9 meses

O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, trouxe a público o que pode impedir a realização de novo concurso para Polícia Civil do Estado.

Em publicação em suas redes sociais na quarta-feira , 14, ele informou que a Emenda Constitucional 110/2021 pode aumentar o gasto com pessoal em 61%, impedindo a contratação de agentes.

“A Emenda Constitucional 110/2021, a emenda Titanic, que quebra o Estado no meio para depois afundar, pode impedir a realização do concurso PC TO”, disse o secretário.

Essa emenda é derivada da PEC dos Pioneiros. O secretário acredita que essa medida pode impossibilitar os pagamentos de progressões e do novo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da corporação.

Tal Emenda Constitucional dispõe sobre a convalidação de atos administrativos praticados no Estado do Tocantins entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1994. O que pode readmitir até 15 mil pessoas aprovadas no primeiro concurso público do Estado.

O receio do governo gira em torno das discussões da legalidade do primeiro concurso TO. Na época, mais de 15 mil pessoas foram exoneradas.

Um relatório elaborado pela Procuradoria-Geral do estado de Tocantins apontou que a revisão das exonerações pode levar a um impacto hipotético de até R$ 1,6 bilhão. Além disso, PGE TO identificou que haveria enormes gastos com pensões por morte e invalidez, e aposentadorias.

Apesar da notícia, o secretário de Segurança do Tocantins informou que o governador Mauro Carlesse fará o possível para continuar fazendo uma gestão responsável e melhorando todos os índices de desenvolvimento do Estado.

“Estamos confiantes que essa irresponsabilidade fiscal e administrativa será superada e o #concursopcto seguirá”, afirmou Cristiano Sampaio.

No dia 3 de março, o governo autorizou que a Secretaria de Segurança Pública adotasse os trâmites necessários para o novo concurso PC TO. O objetivo é que as novas vagas supram o crescente déficit de policiais civis no Estado.

À espera de concurso, PC TO tem mil cargos vagos

No final de junho, o secretário de Segurança informou que a Polícia Civil do Estado de Tocantins registra 1.071 cargos vagos em todo o seu quadro, sendo:

  • 621 agentes;
  • 225 escrivães;
  • 78 papilosopistas;
  • 73 delegados;
  • 57 peritos; e
  • 17 agente de necrotomia.

De acordo com Cristiano Sampaio, o número de vagas imediatas dependerá do orçamento disponível no próximo ano para as nomeações.

Artigos recentes
Concursos Abertos 2023 [ATUALIZADO] - Guia Completo
Concursos Abertos 2023 [ATUALIZADO] - Guia Completo Concursos 2023: mais de 108 mil vagas e mais 400 editais!
Concursos 2023: confira todas as VAGAS EM ABERTO!
Concursos 2023: confira todas as VAGAS EM ABERTO! Veja Lista Atualizada de Concursos Públicos com Edital Publicado
Concurso Prefeitura de Saquarema (RJ) 2022, 186 vagas
Concurso Prefeitura de Saquarema (RJ) 2022, 186 vagas Concurso Prefeitura de Saquarema: edital publicado com 186 vagas, diversos cargos de níveis médio e superior