Blog

Como passar no seu primeiro concurso

Image Description
admin 2 anos, 9 meses

Você sabe o que precisa para iniciar uma preparação para provas de concursos públicos? O que e como estudar? Por onde começar e quais materiais serão necessários para essa empreitada?

Não há uma fórmula mágica para responder a essas perguntas. Mas, com certeza, existem técnicas de estudo que podem ajudar a acelerar a sua aprovação em uma seleção. E o melhor. Tudo isso depende apenas de você!

Se você é um iniciante no mundo dos concursos, em primeiro lugar, é importante entender como funciona todo o processo. Você sabe o que falta para o concurso dos seus sonhos ser aberto? Entende como funcionam os preparativos das seleções e a caminhada até a sonhada posse?

O caminho vai desde a vacância nos órgãos até a posse dos novos servidores. Nesse meio tempo, você precisa saber escolher o seu concurso. Afinal, são muitas oportunidades em áreas como a de bancos, tributos/fiscal, policial, administrativa (com atuação em prefeituras, secretarias, universidades, órgãos estaduais e municipais) e autarquias e fundações (como IBGE e INSS).

Escolher a área que mais se adequa ao seu perfil vai além da formação acadêmica. Existe a vocação também. E, claro, identificação com o trabalho e as atividades desempenhadas por determinado órgão ou empresa pública.

Como estudar para concurso público em pouco tempo


Como estudar em pouco tempo e quanto tempo estudar para concurso são dúvidas muito comuns de quem está começando nessa empreitada. Administrar e otimizar o tempo para os estudos é um grande desafio.

O importante é você definir como é sua rotina e quais são os momentos que tem para estudar. Na ida e volta do trabalho, na hora do almoço, depois de preparar o jantar e cuidar da casa, meia hora antes do que você costuma acordar.

Não importa se você tem quatro horas por dia ou 10 horas para estudar. O melhor horário para estudar também não existe. O que existe é o tempo que você tem disponível e o horário que você rende melhor, seja de madrugada ou de manhã cedinho.

É importante ter em mente que o que vale é a qualidade do estudo. É manter o foco e estudar de acordo com um planejamento. Crie metas que são realizáveis, quantificáveis. Não estabeleça padrões que você sabe que não vai cumprir e só vai deixá-lo frustrado depois.

Respondendo sobre como estudar para concurso público em pouco tempo vai depender do quanto você vai estudar e de quão focada será essa preparação. É verdade também que a ansiedade atrapalha no estudo para concursos.

Apesar disso, muitos futuros servidores se perguntam se há um tempo mínimo para ser aprovado. A coach em concursos Deborah Cal responde em mais um Tira-Dúvidas essa questão.

Sabemos que se preparar para concursos é uma tarefa árdua e a estrada é longa. As reprovações são muitas e as dificuldades também, assim como a cobrança da sociedade, também.

Se neste momento você pensar "Vou desistir de concurso público", pare e assista a este vídeo do especialista Guilherme Miziara.

Como estudar para concurso público sozinho


Tem gente que prefere estudar em uma sala de aula e ter contato com outros alunos e os professores. Já outras pessoas se concentram melhor em um local isolado, assistindo a vídeos e resolvendo questões sozinho.

Podemos considerar que existem 11 passos para estudar para concurso público sozinho, elaborados pelo coach Igor Lima, do Coach de Concursos, que também é analista legislativo da Câmara do Rio de Janeiro. São eles:

1. Defina o foco;
2. Faça uma autoavaliação;
3. Elabore um plano de estudos;
4. Crie um cronograma de estudos;
5. Veja seu rendimento com os exercícios;
6. Faça resumos e revisões;
7. Adote um ritmo de estudo;
8. Escolha um local adequado para estudar;
9. Busque apoio;
10. Prepare um quadro motivacional;
11. Se presenteie.

Mesmo que você não tenha o perfil mais autodidata, as dicas para estudar por conta própria também servem. Afinal, não dá para contar com o auxílio de um professor, um coach ou um curso preparatório 24 horas por dia, não é mesmo?

Artigos recentes
Concursos Abertos 2023 [ATUALIZADO] - Guia Completo
Concursos Abertos 2023 [ATUALIZADO] - Guia Completo Concursos 2023: mais de 108 mil vagas e mais 400 editais!
Concursos 2023: confira todas as VAGAS EM ABERTO!
Concursos 2023: confira todas as VAGAS EM ABERTO! Veja Lista Atualizada de Concursos Públicos com Edital Publicado
Concurso Prefeitura de Saquarema (RJ) 2022, 186 vagas
Concurso Prefeitura de Saquarema (RJ) 2022, 186 vagas Concurso Prefeitura de Saquarema: edital publicado com 186 vagas, diversos cargos de níveis médio e superior